IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple anuncia novos sistemas operacionais para Mac, iPad e iPhone

02/06/2014 17h21

San Francisco, 2 jun (EFE).- A Apple anunciou nesta segunda-feira os novos sistemas operacionais para computadores Mac e para dispositivos iPhone e iPad, Mac OS X 10.10 e iOS 8 que aprofundam a integração entre os aparelhos.

A conectividade entre os dispositivos está tão grande que os novos sistemas operacionais permitem, por exemplo, receber e responder chamadas do iPhone diretamente pelo computador ou compartilhar fotos com um só clique entre o iPhone e o iPad.

"Funciona inclusive se o telefone estiver no outro canto da casa recarregando a bateria. Nunca mais perderá uma chamada", explicou o vice-presidente de software da Apple, Craig Federighi, na conferência de desenvolvedores que a companhia americana realiza de hoje até sexta-feira em San Francisco, a WWDC.

O novo sistema operacional para Mac, batizado como OS X Yosemite, manteve a tradição de homenagear um local da Califórnia, desta vez o popular Parque Nacional, e apresenta novidades no design com menus translúcidos e um novo sistema de busca integral que permite compilar informação de aplicativos e da internet no desktop do aparelho através do Spotlight.

O iOs 8 para iPhone e iPad, por sua vez, melhorou os serviços de mensagem e traz dois aplicativos destacados: "Health", que centraliza todas as informações dos diferentes aplicativos relacionados à saúde e à atividade física; e HomeKit, que permite controlar pelo celular equipamentos domésticos como luzes, portas e termostatos.

"Hoje pudemos ver como nossos produtos trabalham juntos e em harmonia. Oferecem entre eles uma experiência integrada e contínua, algo que só a Apple pode fazer", disse o CEO da Apple, Tim Cook, que abriu e fechou a apresentação inaugural da WWDC, que este ano reúne mais de seis mil desenvolvedores.