IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE mantém taxas de juros no mínimo histórico de 0,15%

03/07/2014 09h47

Frankfurt (Alemanha), 3 jul (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje as taxas de juros na zona do euro no mínimo histórico de 0,15%, depois que foi confirmado um fraco crescimento na região e que a inflação permanece estável.

A instituição europeia informou em Frankfurt que também deixou inalterada a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro aos bancos durante um dia, em 0,40%.

Além disso, manteve a facilidade de depósito , que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, em 0,1%, penalizando os bancos que depositam dinheiro no BCE.

O BCE não surpreendeu os mercados e analistas, que descartavam novas decisões sobre as taxas de juros ou medidas não convencionais de política monetária.

A entidade monetária já aprovou no início de junho um amplo programa de medidas para impulsionar o crédito à economia real na zona do euro, entre elas a redução das taxas de juros, uma nova injeção de liquidez a quatro anos condicionada e a possibilidade de comprar bônus de titulação de ativos.

O presidente do BCE, Mario Draghi, deixou entrever que as taxas de juros vão continuar no nível atual de 0,15% até o final de 2016.

Os últimos dados econômicos confirmam o crescimento na zona do euro no segundo trimestre e que a inflação permanece estável.

A taxa de inflação anualizado na zona do euro se manteve em junho em 0,5%, porcentagem que se afasta muito do objetivo do BCE, que é uma taxa em níveis inferiores, embora próximos, a 2%.