IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

MP-RJ acusa ex-diretor da Petrobras de fraude em licitação

16/07/2014 22h24

Rio de Janeiro, 16 jul (EFE).- O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou nesta quarta-feira à 27ª Vara Criminal da Capital o ex-diretor internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, e outras oito pessoas por fraude em licitação.

Zelada é acusado de favorecer à Odebrecht em uma licitação realizada em setembro de 2010, no valor de US$ 825.660.293,73.

Entre os investigados estão o diretor de contratos de empreiteira, Marco Antonio Duran, e advogados, técnicos e engenheiros da Petrobras que supostamente participaram da fraude em um processo licitatório do Plano de Ação de Certificação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Área Internacional em favor da empresa.

Os acusados podem pegar pena de até quatro anos e pagar multas de 2% no valor do contrato licitado.

O MP-RJ pediu ao Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCCLD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro que seja instaurado um inquérito relativo à fraude em outros contratos da área internacional da Petrobras assinados nos últimos anos e nos quais há suspeitas de fraude.

Entre eles está a venda da refinaria de San Lorenzo, na Argentina, em 2010, uma operação que já é alvo de investigação por supostas irregularidades.

Além disso, o MP-RJ suspeita que também haja irregularidades na compra de um bloco exploratório na Namíbia; na contratação da empresa Vantage Deepwater Company, de serviços de perfuração do navio sonda Titanium Explorer; e na venda, em 2013, de 27,3% da participação que Petrobras Argentina tinha na distribuidora de energia Edesur.