IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas do comércio subiram em maio após três meses de queda

16/07/2014 11h15

Rio de Janeiro, 16 jul (EFE).- As vendas do comércio varejista no Brasil subiram 0,5% em volume em maio em relação a abril após três meses consecutivos de queda, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O crescimento das vendas, impulsionado principalmente pelas compras para o Dia das Mães, surpreendeu os economistas, que esperavam uma nova redução da atividade, que tinha caído 0,4% em abril, 0,4% em março e 0,1% em fevereiro.

O volume de vendas aumentou 4,8% em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Essa reação na comparação com o mesmo mês do ano anterior permitiu que as vendas acumulassem nos primeiros cinco meses do ano um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2013.

Da mesma forma, o aumento das vendas nos últimos doze meses até maio subiu 4,9% na comparação o período entre junho de 2012 e maio de 2013.

O consumo das famílias vem registrando resultados negativos desde o começo do ano, que os especialistas atribuem tanto à inflação como ao encarecimento do crédito, já que o Banco Central vem elevando os juros para tentar frear a alta dos preços.

A queda do consumo das famílias, que foi o motor da economia brasileira nos últimos anos, pode provocar uma desaceleração no crescimento neste ano, quando os analistas esperam uma alta de 1,05%, frente à expansão de 2,3% do ano passado.

Entre os setores que lideraram o aumento das vendas em maio destaca-se o de equipamento e material para escritório e informática, com um crescimento de 2,4% frente a abril, artigos de uso pessoal e doméstico (2,4%), livros, jornais e revistas (1,9%), e móveis e eletrodomésticos (1,8%).

Segundo o IBGE, as vendas de eletrodomésticos foram impulsionadas pelas promoções de televisores oferecidas por algumas para a Copa.

O setor com pior desempenho foi de veículos, motocicletas e peças, cujas vendas caíram 1,9% em maio frente a abril e 6,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado.