IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Holding Rioforte, do Grupo Espírito Santo, pede reunião de credores

22/07/2014 17h15

Lisboa, 22 jul (EFE).- A holding Rioforte, da ramo não financeiro do Grupo Espírito Santo (GES), anunciou nesta terça-feira que solicitou formalmente a "gestão controlada", figura jurídica similar à reunião de credores.

Esta medida responde às "dificuldades" da sociedade que ostenta 100% de seu capital, p Espírito Santo International (ESI), segundo o comunicado divulgado hoje pela Rioforte.

A solicitação não chega a ser uma surpresa já que o ESI, com sede em Luxemburgo, fez o mesmo no último dia 18, argumentando então que não estava "em condições de cumprir com suas obrigações, devido ao vencimento de uma parte significativa de sua dívida".

O pedido do ESI foi aceito por um Tribunal de Luxemburgo hoje mesmo, pouco antes da divulgação da solicitação da Rioforte, empresa que reitera o mesmo argumento e acrescenta em seu comunicado que confia que um processo de "gestão controlada" lhe permitirá realizar uma reestruturação ordenada.

"A Rioforte não está em condições de cumprir com as obrigações derivadas de determinadas dívidas", segundo a empresa, que explica que por isso pede para acolher-se a uma gestão controlada "ao abrigo da lei luxemburguesa".

De fato, no último dia 16, a Rioforte não reembolsou a Portugal Telecom (PT) os 847 milhões de euros em dívida que venciam nessa data.