IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Falha provoca fechamento temporário de 4 reatores nucleares no Reino Unido

11/08/2014 15h42

Londres, 11 ago (EFE).- A empresa estatal francesa EDF anunciou nesta segunda-feira que fechará temporariamente quatro reatores nucleares no Reino Unido por precaução, após detectar um defeito em um deles.

Duas usinas inglesas se viram afetadas, as de Heysham 1 e Hartlepool, que representam 10% da capacidade nuclear do Reino Unido e que geram eletricidade para três milhões de casas.

Em uma inspeção rotineira, a companhia francesa detectou um falha na caldeira de um dos dois reatores de Heysham 1 e decidiu fechar os outros três reatores de design similar, durante aproximadamente dois meses.

Isso representará uma redução na capacidade de geração nuclear de 3,2% para a EDF, proprietária de outras seis usinas atômicas no Reino Unido.

O Escritório de Regulação Nuclear do Reino Unido assegurou hoje que "não se produziu nenhuma perda de material radioativo e ninguém resultou ferido".

As duas usinas nucleares afetadas foram construídas em 1983 e deixarão de funcionar em 2019, embora em princípio o fechamento estivesse previsto para este mesmo ano.

Em outubro de 2012, o Reino Unido fechou um acordo para que a empresa estatal francesa construa a primeira usina nuclear neste país desde 1995, a Hinkley Point C em Somerset (sudoeste), que terá dois reatores, devido ao envelhecimento de suas instalações atuais. EFE

psh/rsd