IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mantega encontra ministro da Economia da Argentina em reunião sigilosa

28/08/2014 21h59

São Paulo, 28 ago (EFE).- A reunião desta quinta-feira entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, terminou sem declarações e em meio a um total sigilo por parte das duas delegações.

Os dois ministros se negaram a conversar com os jornalistas que os esperavam na sede do Ministério da Fazenda em São Paulo e seus assessores disseram que não tinham informações nem sobre os resultados nem sobre o motivo do encontro, que foi incluído de última hora na agenda oficial de Mantega.

Segundo os porta-vozes tanto de Mantega como de Kicillof, as duas partes concordaram em não dar nenhuma informação.

De acordo com a imprensa argentina, Kicillof pretendia propor ao governo brasileiro um novo acordo automotivo que permita uma recuperação desse castigado setor.

O encontro coincide com uma deterioração do comércio bilateral, principalmente no setor automotivo, que, segundo fontes oficiais, obedece a diversos fatores, como a forte desaceleração da economia nos dois países, as barreiras impostas pela Argentina e o próprio conflito em torno da dívida desse país.

A reunião também aconteceu no momento em que a Argentina prepara o terreno para habilitar o pagamento de dívida reestruturada no país, no meio da batalha legal que mantém com fundos especulativos, na qual recebeu um amplo respaldo político do Brasil.