IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Schäuble critica Argentina e tacha país como "exemplo de falta de solidez"

31/08/2014 11h54

Berlim, 31 ago (EFE).- O ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble, criticou neste domingo a atitude da Argentina perante o pagamento da dívida e considerou que o país é há décadas "exemplo de falta de solidez".

Em um ato em Berlim, Schäuble lamentou que os argentinos critiquem os fundos de investimento, chamando-os de "fundos abutre", quando a origem do problema não são essas entidades, mas o próprio país, que não cumpre com suas dívidas.

O ministro fez referência ao conflito que a Argentina enfrentou nos tribunais americanos com vários fundos de investimento que não se somaram à reestruturação da dívida estipulada pelo país e que recorreram à via judicial para cobrar o montante íntegro que está em moratória desde 2001.

De acordo com Schäuble, a Argentina vive há décadas acima de suas possibilidades, e "quando gasta-se mais dinheiro do que se ganha, há problemas".

O titular de Finanças, que lembrou que a Alemanha também tem dívida argentina, disse que na política é fácil fazer com que o outro seja responsável por suas negligências próprias.