IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ana Botín é nomeada nova presidente do Grupo Santander

10/09/2014 13h46

Madri, 10 set (EFE).- Ana Patricia Botín foi nomeada nesta quarta-feira "por unanimidade" nova presidente do Grupo Santander em substituição de seu pai, Emilio Botín, que morreu ontem à noite em Madri aos 79 anos, segundo o banco informou à Comissão Nacional de Mercado de Valores.

A filha de Emilio Botín exercia até o momento o cargo de conselheira delegada do Santander Reino Unido.

O banco explicou que a Comissão de Nomeações, que se reuniu nesta manhã, propôs a indicação de Ana Patricia Botín como presidente da instituição, por considerá-la "a pessoa mais idônea dada suas qualidades pessoais e profissionais, sua experiência, sua trajetória no grupo e seu unânime reconhecimento nacional e internacional".

Na tarde de hoje, o Conselho de Administração do grupo ratificou a nomeação de Ana Patricia Botín e expressou seu profundo pesar pelo falecimento de Emilio Botín, "que protagonizou a extraordinária transformação do Santander, transformando o banco no primeiro da zona do euro e em um dos mais importantes do mundo".

Segundo o comunicado da instituição financeira CNMV, após a reunião de Conselho de Administração, Ana Patricia Botín disse que agradecia o apoio "neste momento tão difícil" para ela e sua família.

"Asumo com total compromisso minhas novas responsabilidades. Durante anos trabalhei no Grupo Santander em diferentes países e pude comprovar a enorme qualidade e dedicação de todas nossas equipes", declarou a nova presidente do grupo.