IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Diageo abre em Dublin maior fábrica de Guinness do mundo

10/09/2014 14h59

Dublin, 10 set (EFE).- A multinacional britânica de bebidas alcoólicas Diageo inaugurou nesta quarta-feira em Dublin a maior fábrica do mundo de elaboração da cerveja Guinness, que conta com 10 mil metros quadrados e teve um investimento de 169 milhões de euros.

Batizada como "Fábrica da Cerveja 4", esta complementa as outras três que há 255 anos elaboram a chamada "bebida escura" nas famosas instalações de Saint James's Gate, situadas em pleno coração da capital Dublin, junto ao rio Liffrey.

Com esta nova empresa, a gigante Diageo prevê produzir mais de um terço de todas as bebidas alcoólicas que vende no mundo, entre as quais figuram também as cervejas Budweiser, Carlsberg, Smithwicks e Harp.

Nestas instalações também será elaborado, com uma receita secreta, o extrato de malta que é levado a 50 países para a produção da Guinness em alguns casos, como na Nigéria, adaptada aos gostos locais com um aumento de sua graduação alcoólica.

Após cortar o fita cerimonial, o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, lembrou hoje que Saint James's Gate "tem um longo histórico" de criação de emprego local, ao mesmo tempo que ofereceu "ao mundo uma da marcas irlandesas mais icônicas".

Em 1759, Arthur Guinness (1725-1803) assinou um contrato de arrendamento de 9 mil anos por 45 libras anuais para elaborar nessa fábrica a que seria, dois séculos e meio depois, a cerveja "stout" (tostada) mais famosa do mundo.

"Os planos de recuperação do governo passam por manter o apoio a nossas exportações do setor alimentício e de bebidas, o que gera postos de trabalho em toda a ilha da Irlanda", acrescentou Kenny.

A Diageo dá trabalho na Irlanda a 20 mil pessoas e só nas instalações de Saint James's Gate suas exportações alcançam um valor de mais 1 bilhão de euros por ano.