IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Air France mantém apenas 40% de voos desta segunda-feira por greve de pilotos

13/09/2014 17h59

Paris, 13 set (EFE). - A companhia aérea francesa Air France anunciou neste sábado que na próxima segunda-feira irá operar com apenas 40% de seus voos, devido à greve convocada por três sindicatos de pilotos franceses, e, em comunicado, deu orientações aos passageiros sobre como proceder.

Em nota, a empresa justificou a anulação de 60% de seus voos de segunda-feira porque esta é a porcentagem de pilotos que acredita que apoiarão a greve no primeiro dos sete dias de paralisação convocada. O texto também foi publicado no site da companhia no Brasil, porém em inglês.

Se o protesto continuar até o dia 22 como está previsto, o "horário de voo vai ser adaptado e publicado no dia antes de sua partida". A empresa ressaltou que sete mil funcionários "estarão mobilizados" a partir de domingo para fazer frente às repercussões da greve.

Os passageiros estão sendo informados da grave através de e-mail. No texto, a companhia explica que os clientes podem "antecipar a viagem a partir de agora e até 14 de setembro de 2014 ou adiá-la entre 23 e 30 de setembro de 2014, sem custo adicional".

Outra opção é que os que tenham comprado um bilhete da Air France na semana da greve poderão trocá-lo por um vale para ser utilizado dentro de um ano a partir de 30 de setembro na própria companhia ou na holandesa KLM (do mesmo grupo), inclusive com mudança do ponto de partida ou de destino.

Os sindicatos SNPL, Spaf e Alter, convocantes da greve, querem mostrar rejeição ao projeto da direção de criar 250 postos de pilotos para a filial de baixo custo Transavia e com condições trabalhistas piores do que as da Air France. Essas centrais propõem que o desenvolvimento previsto de Transavia - como forma de competir com outras companhias europeias de baixo custo - seja feito com um contingente comum de pilotos da Air France e com suas condições atuais.

A companhia britânica de baixo custo Easyjet disse que vai oferecer mil assentos suplementares nas rotas Paris-Toulouse e Paris-Nice com maiores rotações e a utilização de mais um avião do que o habitual.

Em comunicado, a Easyjet afirmou que se trata de responder "as dificuldades com as quais os viajantes poderão se encontrar por ocasião das greves" e acrescentou que avaliará as necessidades da situação e que está preparada para "continuar esse esforço o tempo que for necessário".