IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pilotos da Lufthansa cancelam greve prevista para amanhã em Frankfurt

15/09/2014 16h37

Berlim, 15 set (EFE).- Os pilotos da Lufthansa decidiram desconvocaram a greve que estava prevista para amanhã no Aeroporto de Frankfurt, conforme anunciou nesta segunda-feira o sindicato Vereinigung Cockpit.

Os pilotos cancelaram a greve, prevista para acontecer entre 7h e 15h GMT amanhã no aeroporto, com base perspectiva de novas conversas com a companhia aérea alemã. Essa seria a quarta greve desde o final de agosto que os pilotos da Lufthansa realizariam para pressionar na negociação do convênio coletivo, mais especificamente da aposentadoria antecipada. O atual sistema permite aos comandantes deixar de trabalhar a partir dos 55 anos com 60% de seu salário base.

A Lufthansa oferecia seguir abonando os pagamentos transitórios até a aposentadoria para os pilotos que tenham começado a trabalhar na empresa antes de 1º de janeiro deste ano, e agora está disposta a negociar também o financiamento destes pagamentos para os que começaram em 2014.

Até agora, a companhia aérea se opunha a financiar os pagamentos transitórios para a aposentadoria antecipada aos pilotos que começaram a trabalhar este ano. O sindicato reivindica a Lufthansa que pague a todos os pilotos esta aposentadoria antecipada.

Os pilotos da Lufthansa chegam à aposentadoria antecipada com uma idade média de 59 anos e o objetivo da companhia é atrasá-la gradualmente até os 61 anos.

A Lufthansa cancelou na quarta-feira passada 140 voos europeus e dentro da Alemanha pela greve de pilotos no aeroporto de Munique, que afetou 15 mil passageiros. Essa greve se uniu a realizada em Frankfurt em 5 de setembro e a de Germanwings (filial de baixo custo) no final de agosto. Desde abril Lufthansa e Germanwings cancelaram 4.300 voos pelas greves dos pilotos, que afetaram 480 mil pessoas.