IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Apagão deixa estados do centro e do oeste da Venezuela sem luz

25/09/2014 22h53

Caracas, 25 set (EFE).- Um apagão atingiu nesta quinta-feira quatro estados do oeste e do centro da Venezuela, além de algumas áreas de Caracas, por uma avaria no sistema hidrelétrico na região andina do país, disse hoje o ministro da Energia Elétrica venezuelano, Jesse Chacón.

O ministro informou através do canal estatal "VTV" que uma falha na linha de transmissão ocasionou a saída do sistema elétrico das duas principais centrais hidrelétricas da região andina da Venezuela, o que afetou os estados de Táchira e Mérida por volta das 14h locais (15h30 de Brasília).

Como consequência dessa falha, explicou, "ocorreu uma oscilação de frequência que desligou as máquinas da usina termelétrica Tacoa", localizada no estado Vargas, por isso a companhia elétrica realizou restrições do serviço em Vargas, Miranda e em várias áreas de Caracas.

Chacón estimou que o problema levou cerca de duas horas para ser resolvido.

Os apagões são episódios frequentes no país sul-americano desde o pico que viveu em 2010 como consequência da crise energética ocasionada pela seca.

No dia 27 de junho, uma falha no sistema de geração afetou por várias horas o fornecimento de energia em Caracas e em outros oito estados do centro, do oeste e da região andina do país.

Em dezembro de 2013, também houve um blecaute na Venezuela que atingiu à região centro-oeste, que por sua vez foi precedido por uma grande falha que aconteceu três meses antes e que deixou 19 dos 23 estados do país sem energia, o que motivou a criação da chamada "Grande Missão Elétrica".

Em ocasiões anteriores, o governo de Nicolás Maduro atribuiu os apagões a uma "guerra elétrica", alegando ações de sabotagem na rede por parte de indivíduos supostamente da oposição, enquanto estes últimos os atribuíram a deficiências no manejo da indústria.