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Salão de Paris apresenta os novos ares na indústria do automóvel

28/09/2014 16h01

Madri, 28 set (EFE).- O "Mondial de l'Automobile" ou Salão do Automóvel de Paris abrirá suas portas na próxima semana, mostrando os novos ares da indústria europeia, as novas tendências em mobilidade e tentando afastar a crise dos últimos anos.

Antes da abertura dos portões ao público - mais de 1,2 milhões de pessoas foram ao salão na última edição - serão realizadas duas rodadas prévias de visitas aos profissionais de imprensa, representados por mais de 13 mil jornalistas (12 mil em 2012).

O Salão do Automóvel de Paris é realizado nos anos pares, alternando-se com o de Frankfurt, que fica com os ímpares, polarizando assim cada acontecimento nas duas indústrias europeias de maior relevância no segmento, a alemã e a francesa.

Embora a maior parte das mais de cem novidades mundiais desta edição já seja conhecida, haverá surpresas nas duas rodadas prévias, seguindo a tradição do evento.

Serão 18 dias de exposição no "Porte de Versaille", com as novidades sendo exibidas em 96 mil metros quadrados, que serão distribuídos em nove pavilhões.

Como nas últimas edições, o "Mondial" terá um espaço dedicado exclusivamente à mobilidade elétrica, onde vão se concentrar os modelos feitos para a nova tecnologia de condução. No entanto, este não será o único local no qual se verá a propulsão elétrica, que deve invadir também o restante do salão, que respirará a eletrificação do automóvel.

Serão 50% mais carros elétricos do que na edição anterior do salão parisiense, com modelos da BWM, Courb, EON, Kia, Mercedes, Nissan, Renault, Smart e Tesla disponíveis.

Mas a verdadeira batalha desta edição do salão será disputada em outros palcos: o dos utilitários. Por um lado, Toyota, Peugeout e Citroën apresentam seus novos "Aygo", "108" e "C1", respectivamente. Os três têm um desenvolvimento básico comum, embora o design os diferenciem bastante.

Por outro, Smart e Renault, que também sob parceria criaram os novos "fortwo" e "fourfour" para a marca Daimler, e a nova geração do "Twingo" para a companhia francesa, retomando assim a propulsão traseira de décadas passadas, famosa com os Dauphin, R8 e R10.

Além dos utilitários, outro mercado no qual parece haver quase unanimidade é no dos "crossovers", uma categoria que está desbancando os monovolumes.

As propostas são variadas e abrangem todos os tamanhos, com domínio dos compactos. A Honda, por exemplo, retoma o "H RV"; a Toyota propõe um novo modelo com o nome de "C-HR"; e a Lexus traz o "NX".

Como denominador comum à grande maioria das novidades do salão parisiense está o design diferenciado, em alguns casos muito atrevido, com altas doses de personalização em fábrica ou antes da entrega da concessionária.