IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA preparam resposta à carta de protesto da Argentina por desacato

30/09/2014 21h30

Washington, 30 set (EFE). - Os Estados Unidos estão preparando uma resposta à carta de protesto que a Argentina enviou ontem antes da decisão do juiz nova-iorquino Thomas Griesa que declarou o país em desacato no caso da dívida com os fundos litigantes.

"Acusamos o recebimento de uma nota diplomática do governo argentino e estamos no processo de responder", confirmaram nesta terça-feira à Agência Efe fontes do Departamento de Estado.

O juiz Thomas Griesa declarou à Argentina em desacato por ignorar a decisão que lhe obriga a pagar aos fundos de investimento US$ 1,3 bilhão, mais juros, por bônus em moratória desde 2001 e que não entraram nas trocas de 2005 e 2010.

O governo argentino considerou que essa decisão viola o direito internacional e reiterou seu pedido ao governo dos Estados Unidos para que o litígio com os fundos especulativos seja resolvido na Corte Internacional de Justiça de Haia.

Uma fonte do Departamento de Estado informou que estão acompanhando de perto a situação e defendeu que os Estados Unidos mantêm uma posição "clara": "Achamos que é de interesse da Argentina normalizar as relações com todos seus credores".

"Também achamos que uma Argentina próspera que participe plenamente no sistema financeiro internacional é benéfica para o povo argentino, os Estados Unidos e a comunidade internacional", acrescentou a mesma fonte.

Durante a audiência, realizada na segunda-feira em um tribunal de Manhattan e convocada a pedido dos litigantes, o juiz garantiu que "de várias maneiras diferentes" a Argentina "evitou, tentou não cumprir e quase ignorou" as ordens da corte, motivo pelo qual especificou se tratar de um "desacato severo".

Quanto às possíveis sanções econômicas que agora a Argentina enfrenta, o juiz reservou a decisão para mais adiante, depois que na semana passada os chamados fundos abutre pediram que fosse de US$ 50 mil diários.