IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção industrial sul-coreana sofre em agosto maior queda em 6 anos

30/09/2014 02h40

Seul, 30 set (EFE).- A produção industrial da Coreia do Sul sofreu em agosto a maior queda em quase seis anos, informou nesta terça-feira o Escritório de Estatística, o que gerou preocupações sobre uma possível desaceleração na quarta maior economia da Ásia.

O indicador, que engloba a produção das indústrias manufatureira, mineradora e energética do país, desceu 3,8% em relação a julho, o maior retrocesso desde dezembro de 2008.

Em termos anualizados, a produção industrial sul-coreana caiu em agosto 2,7% ante o mesmo mês do ano passado, segundo o relatório do Escritório de Estatística.

A queda em agosto foi causada em grande parte pela baixa da produção no setor automotivo, por sua vez provocada pela redução do número de dias de trabalho, o que gerou um efeito em cadeia em outras indústrias.

O setor manufatureiro liderou a queda do mês de agosto ao sofrer uma baixa em sua produção de 3,8%, com destaques para a diminuição de 16,2% na produção de automóveis e de 12,7% na de equipamentos para meios de transporte.

O consumo, no entanto, melhorou e o índice de vendas a varejo aumentou 2,7% em relação a julho.

A queda da produção gera inquietação em um momento em que a economia sul-coreana começou a dar sinais de desaceleração, após a demanda interna cair e a concorrência nos mercados mundiais aumentar.

O governo de Seul revisou em julho para baixo sua previsão de crescimento do PIB para este ano, de 4,1% para 3,7%.