IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa francesa lança 'site de relacionamento' para touros e vacas

Foto de animal disponível no site francês "Midatest" - Reprodução
Foto de animal disponível no site francês 'Midatest' Imagem: Reprodução

08/10/2014 14h38Atualizada em 08/10/2014 16h45

Paris, 8 out (EFE).- Uma empresa francesa lançou um "site de relacionamento" para touros e vacas. A página é similar às de encontros para humanos: os criadores de gado podem estabelecer critérios, e fazer a busca de um animal reprodutor em um catálogo fotográfico com cerca de 300 machos.

"É atualizado diariamente, é interativo e favorece o uso das redes sociais", disse o responsável de comunicação da página www.midatest.fr, Elise Fargier.

Há serviços semelhantes disponíveis, inclusive no Brasil, mas costumam apresentar apenas fotos e informações sobre os touros reprodutores. Eles não oferecem a possibilidade de informar as características desejadas e buscar um animal que atenda a essas exigências.

Amostra de sêmen por 30 euros

O site reúne informações sobre os animais de seis empresas especializadas na comercialização de sêmen de touro. Os criadores de gado dedicados à produção de carne compram o sêmen para inseminar artificialmente suas vacas, com preços em torno de 30 euros por amostra.

"Há um motor de busca onde os criadores de gado podem colocar seus critérios e fazer uma busca, exatamente igual a um site clássico da internet", disse Fargier. A compra final não é feita pelo site, mas em contato direto com o produtor, que é quem envia as amostras.

'Tudo pode ser medido'

Os compradores não chegam a conhecer pessoalmente o touro cujo DNA será utilizado para a procriação, mas podem conhecer todas as suas características, ver suas fotos e marcar quais são seus preferidos.

"Tudo pode ser medido", disse Fargier.

É possível fazer uma busca entre candidatos a reprodutor para diferentes tipos de vacas leiteiras, de diferentes raças, com ou sem chifres.

Site em francês

O site está disponível apenas em francês, mas o serviço está disponível para clientes de qualquer parte do mundo.

Para o final deste ano e início de 2015, os responsáveis pela página esperam lançar versões em espanhol, inglês, alemão e chinês.