IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Embraer apresenta o protótipo KC-390, maior cargueiro militar brasileiro

21/10/2014 15h59

Gavião Peixoto (SP), 21 out (EFE).- A Embraer apresentou nesta terça-feira o protótipo do KC-390, o maior avião de transporte militar fabricado no Brasil e que passará pelos primeiros testes de voo no final do ano.

O avião foi apresentado hoje nas instalações da Embraer na cidade de Gavião Peixoto, a 309 quilômetros de São Paulo, em um ato no qual participaram, entre outros, o ministro da Defesa, Celso Amorim; o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Juniti Saito, e representantes diplomáticos de 30 países.

Com uma capacidade de transporte militar maior que a oferecida por outras aeronaves, o KC-390 foi projetado para atuar em diferentes condições geográficas, como a floresta amazônica ou o Polo Sul.

Nos próximos meses, o cargueiro passará por testes em solo, como os de ignição e vibração, antes de seu primeiro voo, previsto para dezembro deste ano, segundo informou a Embraer em comunicado.

A apresentação do protótipo "demonstra a capacidade da Embraer de administrar um projeto de alta tecnologia e executá-lo dentro do planejamento previsto", declarou Jackson Schneider, presidente da Embraer Defesa & Segurança.

Para o tenente-brigadeiro Saito, "o KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB", pois a aeronave poderá "operar tanto na Amazônia como na Antártica", onde o Brasil tem uma base de cooperação internacional.

No total serão dois aviões-protótipo os que serão submetidos aos testes de solo e ar antes do modelo receber a certidão.

O KC-390 é um projeto conjunto entre Embraer e FAB para desenvolver um avião de transporte militar "tático", que procura estabelecer "um menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões militares, de resgate, transporte de tropas e carga e combate de incêndios", entre outras, citou o comunicado.

No último dia 20 de maio, Embraer e a FAB assinaram o contrato para a produção em série de 28 aeronaves KC-390 e garantir o suporte logístico inicial. Existem, além disso, quatro intenções firmes de compra de outros países.