IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cutrale-Safra aumenta proposta para aquisição da Chiquita Brands

23/10/2014 19h24

Nova York, 23 out (EFE).- O grupo brasileiro de sucos Cutrale-Safra fez uma nova oferta para comprar a companhia de alimentos Chiquita Brands com um preço de US$ 14,50 por ação, depois de a empresa americana ter rejeitado duas propostas anteriores.

Em comunicado, a Chiquita Brands disse que a direção da companhia, "em consultas com seus assessores legais e financeiros, revisará cuidadosamente e considerará" a oferta brasileira buscando os interesses de seus acionistas.

A empresa lembrou que, no dia 15 de outubro, a Direção da Chiquita havia "rejeitado unanimemente" uma oferta anterior da Cutrale-Safra, de US$ 14 por ação, e tinha decidido recomendar a seus acionistas a aprovação de um acordo paralelo com a irlandesa Fyffes.

Outra oferta do grupo brasileiro, divulgada em agosto, oferecia US$ 13 por cada ação da Chiquita Brands, e também tinha sido rejeitada pela direção desta.

A Chiquita Brands e a Fyffes estão estudando a possibilidade de se fundirem a fim de criar o maior produtor de bananas no mundo, em uma negociação que vem ocorrendo desde março. O acordo entre elas foi aprovado pela direção da primeira, e só está pendente do aval dos acionistas, que vão se reunir amanhã para analisar o caso.

Segundo a imprensa americana, a fusão entre essas duas companhias poderia permitir à Chiquita Brands ter domicílio fiscal fora dos EUA, seguindo a tendência de outras empresas para reduzir suas cargas fiscais.

A Chiquita tem 20 mil funcionários e está presente em 70 países.

As informações sobre a nova oferta do grupo brasileiro geraram hoje uma forte alta no preço das ações da Chiquita. A uma hora do fim do pregão, elas subiam 8,48%, para US$ 13,82.