IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Copom eleva taxa de juros em primeira reunião após eleição

29/10/2014 21h24

Brasília, 29 out (EFE).- O Banco Central (BC elevou nesta quarta-feira em 0,25 a taxa básica oficial de taxas de juros, que desde abril estava em 11% anual, para 11,25%, em uma decisão dividida que surpreendeu o mercado e foi a primeira após a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

O Comitê de Política Monetária (Copom), que a cada 45 dias se reúne para definir o rumo da chamada taxa Selic, comunicou que a decisão foi justificada porque "a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável".

"À vista disso, o Comitê considerou oportuno ajustar as condições monetárias de modo a garantir, a um custo menor, a prevalência de um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016", acrescentou o comunicado do Copom, que votou dividido, com cinco membros a favor da alta e três pela manutenção.

Na reunião de abril tinha havido a nona alta consecutiva da taxa, mas nas reuniões de maio, julho e setembro o Copom manteve a Selic em 11%.

O mercado, apesar de defender medidas de controle inflacionário, não esperava alta imediata da taxa.

A decisão foi tomada apenas quatro dias depois de a presidente Dilma Rousseff ser reeleita no segundo turno.

Segundo os analistas de mercado financeiro consultados semanalmente pelo BC, a inflação fechará o ano muito próxima do teto da meta (6,5%).