IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Repórter detido pela inteligência do Sudão é solto após 6 dias incomunicável

29/10/2014 16h54

Cairo, 29 out (EFE).- O jornalista Al Nour Ahmed, detido na última quinta-feira pelo serviço de inteligência do Sudão, foi colocado em liberdade nesta quarta-feira após passar seis dias incomunicável, confirmou o próprio Ahmed à Agência Efe, de onde é colaborador.

O jornalista, também correspondente do jornal árabe inglês "Al- Hayat", redator do jornal sudanês "Al Taguir", disse estar "muito contente" e bem de saúde, e já está junto de sua família.

Ahmed foi detido após publicar uma matéria que denunciava casos de corrupção no setor elétrico do Sudão.

O repórter acrescentou que ainda está sendo investigado pela promotoria por uma acusação apresentada pela Autoridade Nacional de Eletricidade.

Dezenas de pessoas se mobilizaram na segunda-feira em Cartum para pedir a libertação de Ahmed e entregaram às autoridades um memorando com as reivindicações, principalmente a de que os serviços de segurança recorram à justiça se considerarem que sua imagem foi prejudicada pelas notícias divulgadas na imprensa em vez de deter os jornalistas e retê-los.

Ontem, a Rede Árabe para a Informação dos Direitos Humanos (ANHRI) também exigiu a libertação do jornalista e o fim da "repressão contra os profissionais dos meios de comunicação" no Sudão.

Alguns jornais sudaneses, especialmente os que denunciaram casos de corrupção, foram recentemente alvo do regime de Cartum.

Segundo relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicado ano passado, o Sudão está entre os países que mais violam a liberdade de imprensa, e ocupa a 172ª colocação entre os 180 Estados analisados.