IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Começa na Flórida a maior feira náutica do mundo

30/10/2014 16h14

Emilio J. López.

Miami, 30 out (EFE).- Sete marinas de Fort Lauderdale, no sul da Flórida (Estados Unidos), se tornam a partir desta quinta-feira a maior vitrine náutica do mundo, com companhias procedentes de 29 países apresentando os últimos iates de luxo e modelos de embarcações.

Esta feira náutica, que termina na próxima segunda-feira, completa 55 anos e se transformou, além disso, na de maior extensão, com um parque de exposições de mais de 279 mil metros quadrados, reformulado para abrigar o programa de lazer e de atividades para os amantes do mar.

Mas o International Boat Show de Fort Lauderdale não se contenta apenas em acolher a maior concentração de iates do mundo, mas a cada edição tem o desafio de mostrar as últimas novidades e tendências do setor.

Os artigos náuticos, eletrônica marítima e embarcações expostos nas cerca de 50 categorias atingem este ano um valor próximo a US$ 4 bilhões.

Os amantes dos superiates podem conhecer o luxuoso Unbridled, de 58,5 metros de comprimento, capaz de acomodar 12 convidados em seis camarotes; ou o Sunrise, de 44,2 metros de comprimento, para 11 pessoas.

Outra estrela da mostra de cinco dias é o catamarã Thunderbird 2, de 21,3 metros de comprimento, cor verde abacate e plataforma hidráulica, adaptado para transportar submarinos Triton. Irresistível para os amantes dos filmes de James Bond.

"Neste ano, poderão ser vistos na feira cerca de 12 mil embarcações, mil delas na água, e centenas de milhares de amantes da navegação e profissionais da indústria virão ao evento", disse à Agência Efe Marielle Sologuren, porta-voz da exibição, que destacou o bom comportamento do setor e se mostrou otimista sobre a previsão de vendas.

"Não temos um cálculo oficial das vendas registradas na edição passada, mas, segundo dados fornecidos pelas companhias e pelos expositores, foram positivos", explicou Marielle.

Parece, pois, que ventos de bonança econômica voltaram a soprar para esta indústria, que representa para a economia do estado da Flórida nada menos que US$ 550 milhões.

Os fãs dos esportes náuticos vão gostar dos novos modelos de jet skis, como a nova Yamaha FZS, projetada para competição; ou a estilizada Wake Pro 215, da firma Sea-Doo.

Quem gosta de viajar no mar e não se aventurar sobre um jet ski, poderá vislumbrar o estilizado e belo "Columbia", fabricado em 2014. Trata-se de uma réplica exata do histórico veleiro Gloucester Fishing Schooner, lançado em 1923.

"Ano após ano, nossa meta é melhorar a experiência dos visitantes da feira e oferecer aos profissionais da indústria a melhor plataforma para realizar seus negócios", disse Efrem Zimbalist III, diretor-geral da Show Management, companhia que organiza e produz a feira.