IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Greve da portuguesa TAP provoca cancelamento de pelo menos 80 voos

30/10/2014 16h17

Lisboa, 30 out (EFE).- Pelo menos 80 voos da companhia aérea portuguesa TAP foram cancelados nesta quinta-feira por conta da greve do sindicato da tripulação de cabine, convocada para esta quinta-feira e para sábado, informou a empresa.

Até o meio-dia haviam decolado 77 dos 158 voos programados, vários deles realizados pela filial da TAP, a PGA Portugália Airlines, que não está em greve.

Os trabalhadores do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), organizadores da paralisação, reivindicam com esta medida "a repartição em partes iguais dos lucros da redução de custos" derivada do corte do número de tripulantes estipulado com a companhia em 2011.

No aeroporto de Lisboa, o maior do país, dezenas de voos foram cancelados, muitos deles com destino a cidades europeias e outros ao Brasil.

A greve desta semana é a primeira convocada pelos tripulantes de cabine da TAP, que já anunciaram que, se não for alcançado um acordo, repetirão a paralisação nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

A estatal TAP, com sede em Lisboa, opera desde 1945 e transporta a cada ano cerca de 10 milhões de passageiros a 88 destinos na África, Europa e América.

A companhia aérea, que ainda aguarda a privatização, conta com uma força de trabalho de mais de cinco mil pessoas e uma frota de 77 aviões.