IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lama dificulta atividades de resgate em mina na Turquia

31/10/2014 09h21

Istambul, 31 out (EFE).- O acúmulo de lama na mina de carvão de Ermenek, na Turquia, onde um deslizamento deixou 18 mineradores presos na terça-feira, complica cada vez mais os trabalhos de resgate, informou nesta sexta-feira a emissora turca "NTV".

Embora as bombas continuem trabalhando para retirar a água no local, a quantidade evacuada foi reduzida porque agora o maior problema é a lama.

A esperança de limpar rapidamente a mina e conseguir chegar ao lugar onde o deslizamento surpreendeu os mineradores diminuiu consideravelmente com o passar do tempo.

A mina só tem duas entradas, o que atrasa o trabalho do resgate. Ainda é cogitada a hipótese de se escavar uma terceira passagem, informou a "NTV".

Várias irregularidades cometidas pela empresa mineira foram descobertas nos meses anteriores. Um inspetor que analisou a mina de Ermenek disse ao jornal "Radikal" que há três meses a empresa recebeu uma advertência porque era preciso fazer perfurações de pesquisa para avaliar a solidez das paredes, algo que nunca foi feito.

Além disso, a empresa acumula queixas de 124 trabalhadores nas diversas explorações que possui na Turquia, informou a publicação. EFE

iut/vnm