IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imóveis vinculados ao BES e ao ex-presidente Ricardo Salgado são revistados

27/11/2014 13h31

Lisboa, 27 nov (EFE). - A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal realiza nesta quinta-feira uma ampla operação de revista de imóveis, lojas e escritórios bancários vinculados ao extinto Banco Espírito Santo (BES) e aos seus antigos gerentes, incluindo Ricardo Salgado.

Ao todo, foram feitas mais de 60 revistas, entre eles um na casa de Salgado e outro na sede do Novo Banco, criado com os ativos saudáveis do BES, segundo informa a mídia portuguesa.

Cerca de 200 inspetores participam desta operação, realizada pela Unidade de Combate da Corrupção da PJ e iniciada por suspeitas de vários crimes, como contabilidade falsa, lavagem de dinheiro, abuso de confiança e fraude fiscal.

A operação acontece após o anúncio, nesta quarta-feira, do adiamento do comparecimento, inicialmente previsto para os dias 3 e 4 de dezembro, de Ricardo Salgado e, de seu primo, José Maria Ricciardi na comissão parlamentar que investiga o escândalo do caso BES.

Os trabalhos desta comissão, encarregada de esclarecer o maior escândalo financeiro da história recente do país, começaram no último dia 17 com o interrogatório do presidente do Banco de Portugal (banco central português), Carlos Costa.

As pesquisas foram iniciadas três meses e meio depois de o BES, na época a principal entidade financeira privada do país, ser interditada pelo emissor português, vítima dos problemas financeiros do conglomerado a que pertencia, propriedade da família Espírito Santo.

A solução do Banco de Portugal foi dividir o BES em dois: uma parte ruim que mantém o nome original - e cujas perdas deverão ser assumidas por seus acionistas - e outra com os ativos saudáveis agrupados no Novo Banco, uma entidade criada 'ad hoc' para este objetivo.