IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tratores são usados em protesto por desaparecimento de 43 jovens no México

05/12/2014 18h09

Cidade do México, 5 dez (EFE).- Trabalhadores rurais mexicanos iniciaram nesta sexta-feira um protesto com 43 tratores, um para cada estudante desaparecido há mais de dois meses no estado de Guerrero, em solidariedade aos familiares e amigos da vítimas.

A manifestação, que começou em frente ao monumento 'El Ángel de la Independencia' às 11h45 locais (16h45 em Brasília), percorreu parte da 'Avenida de La Reforma', uma das principais vias da capital mexicana. Os líderes pretendem terminar o ato na Secretaria de Governo, disseram à Agência Efe fontes da organização.

Segundo dados do 'Barzón', associação que coordena o movimento, participaram cerca de 2.500 trabalhadores rurais, entre eles representantes de 27 dos 32 estados mexicanos, a maior parte deles da região central do país.

Cada um dos tratores - que começaram a chegar à Cidade do México às 6h - leva na parte frontal uma fotografia de um dos estudantes que desapareceram após os incidentes violentos ocorridos em Iguala, capital de Guerrero, na noite de 26 de setembro. Além dos 43 jovens desaparecidos, outras seis pessoas morreram durante os confrontos.

O protesto estava inicialmente marcado para terminar na praça central da capital, mas os manifestantes tiveram que alterar a rota porque uma grande pista de gelo está sendo montada no local, como normalmente ocorre no fim do ano.

Quando chegarem à secretária, eles exigirão que o presidente Enrique Peña Nieto proponha reformas para o setor rural. O 'Barzón' afirma que os produtores não estão recebendo a devida atenção do governo.

Entre as reivindicações estão também críticas as altas taxas de carência alimentícia, a defasagem entre os preços recebidos pelos trabalhadores rurais e nas prateleiras dos supermercados, e o apoio recebido pelo setor.

De acordo com o 'Barzón', enquanto o trabalhador está cada vez mais endividado, os grandes monopólios enriquecem no país.