IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Foguete leva satélites de telecomunicações da Índia e dos EUA ao espaço

06/12/2014 19h23

Paris, 6 dez (EFE).- Um foguete europeu Ariane 5 foi lançado neste sábado de uma base na Guiana Francesa para colocar em órbita os satélites de telecomunicações americano DIRECTV-14 e o indiano GSAT-16, informou a operadora Arianespace.

O lançamento, que precisou ser adiado por dois dias pelas más condições meteorológicas, ocorreu no Centro Espacial de Kourou às 18h40 (horário de Brasília), como havia sido programado. Este foi o sexto e último lançamento do tipo neste ano.

O Ariane 5, que decolou com uma carga total de 10.200 quilos, transporta em seu interior o DIRECTV-14, que oferecerá imagens em alta definição a 31 milhões de consumidores nos Estados Unidos e na América Latina.

Trata-se de um satélite com aproximadamente 3.180 quilos no momento do lançamento, construído pela Space Systems/Loral, com antenas de banda K, que fornecerá conexões de ultra-alta definição para a empresa de televisão digital.

O GSAT-16, desenvolvido pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial, com vida útil de 12 anos, é equipado com antenas de bandas Ku e C para aumentar o fluxo de comunicações na Índia, detalhou a Arianespace.