IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Réporteres Sem Fronteiras acusa Brasil de violar sigilo de fonte jornalística

24/12/2014 14h03

Paris, 24 dez (EFE).- A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) criticou nesta quarta-feira a decisão de um tribunal brasileiro de obrigar um jornalista a revelar suas fontes de uma reportagem sobre corrupção política.

Um tribunal de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, ordenou a apreensão das gravações telefônicas do jornalista Allan de Abreu, do "Diário da Região".

Ele publicou em 2011 uma reportagem que denunciava corrupção na direção regional do Ministério do Trabalho. O jornalista se negou a revelar as fontes da informação.

A RSF considerou que essa decisão constitui um ataque "ao sigilo das fontes, que é uma garantia essencial da liberdade de informação".

A organização internacional se uniu assim à Associação Nacional de Jornais e à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, que já tinham criticado a decisão judicial, por considerar que ela fere o artigo 5 da Constituição, que protege o sigilo das fontes dos jornalistas.

A RSF "exorta as autoridades a desistir das denúncias contra Abreu", afirmou a diretora da organização para América, Claire San Filippo.

Ela lembrou que em 2011 os juízes desistiram de uma denúncia semelhante contra um canal de televisão que também revelou o mesmo caso de corrupção em nome do segredo das das fontes.

O Brasil é o 111º entre os 180 países na lista da nações com mais liberdade de imprensa elaborada anualmente pela Repórteres Sem Fronteiras.