IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresa japonesa de segurança planeja usar drones nos Jogos Olímpicos de 2020

25/12/2014 06h00

Tóquio, 25 dez (EFE).- Uma conhecida companhia de segurança do Japão planeja comercializar um drone para ser utilizado em operações de segurança em grandes eventos ao ar livre com o objetivo de que essa tecnologia seja empregada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio.

A empresa Secom acaba de apresentar o protótipo, um dirigível não tripulado com cerca de 15 metros de comprimento, equipado com um sofisticado equipamento de vídeo, um potente microfone direcional e refletores, informou nesta quinta-feira o jornal econômico "Nikkei".

A aeronave, que pode permanecer no ar por cerca de duas horas e se deslocar a uma velocidade de 50 km/h utilizando o sistema de posicionamento global por satélite (GPS), grava imagens e sons do que acontece no solo a aproximadamente 100 metros de altitude, que são enviados para uma central de controle.

O drone será "pilotado" pelos funcionários dessa central, que utilizarão óculos especiais que permitem movimentar a câmera com simples giro de cabeça.

O dirigível não tripulado vem sendo desenvolvido há três anos e a Secom planeja começar a comercializá-lo em 2016, com o objetivo de usá-lo em grande escala nos Jogos de Tóquio, em 2020.

"Esta aeronave aumenta de maneira exponencial nossa capacidade para monitorar uma área de grande extensão", explicou, em declarações divulgadas pelo "Nikkei", o presidente da empresa, Hiroshi Ito, que garantiu que o equipamento também ajudará a reduzir custos de pessoal durante a realização de grandes eventos ao ar livre.