IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Contato com avião da AirAsia foi perdido perto de Bornéu

28/12/2014 03h06

Bangcoc, 28 dez (EFE).- O contato com o avião da AirAsia que transporta 155 passageiros e sete tripulantes foi perdido neste domingo quando sobrevoava águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em más condições atmosféricas, informou o Ministério de Transporte da Indonésia.

Um funcionário do órgão, Hadi Mustofa Djuraid, declarou à rede de televisão "Metro TV" que o Airbus 320-200, voo QZ8501, se encontrava entre a província de Kalimantan e a ilha de Belitung quando desapareceu o sinal de radar.

"O tempo não era bom, era ruim, no local onde se perdeu o contato. Acabamos de receber um boletim da agência nacional de meteorologia, geofísica e climatologia", detalhou o funcionário ao citado meio.

O avião fazia a rota entre Surabaia, a segunda maior cidade de Java, e Cingapura.

A "Metro TV" informou que 149 dos passageiros são nacionais do país, três coreanos e os restantes um britânico, um malaio e um cingapurense.

"A AirAisa Indonesia lamenta ter de confirmar que a torre de controle aéreo perdeu o contato com o voo QZ8501 de Surabaia para Cingapura às 7h24 desta manhã", anunciou a companhia aérea em comunicado, que acrescenta que não tinha nesse momento mais informação do que pôde ter acontecido com o aparelho.

"Operações de busca e resgate estão em andamento. A AirAsia está cooperando sem reservas com os serviços de assistência e resgate", segundo a nota.

O avião da AirAsia desaparecido tem o número de registro PK-AXC e decolou de Surabaia às 5h20 hora local com a intenção de aterrissar em Cingapura às 8h30 (22h30 do sábado em Brasília).

Os voos comerciais costumam viajar com combustível suficiente para chegar a seus destinos, por isso que se teme que, passadas várias horas de sua hora de chegada prevista, o QZ8501 tenha ficado sem combustível.

Um avião da companhia aérea Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo que viajava de Kuala Lumpur para Pequim desapareceu no dia 8 de março de 2014 e não se voltou a saber dele.

Os investigadores acreditam que o voo MH370 foi desviado de seu rumo e acabou caindo por falta de combustível em um lugar remoto do sul do oceano Pacífico.