IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japonesas usam batons mais fortes se economia está bem, diz estudo

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

26/01/2015 18h01

Tóquio, 26 jan (EFE).- As japonesas se maquiam mais e com cores mais vivas à medida em que percebem que a situação econômica está melhor, concluiu uma marca de cosméticos japonesa após analisar as mudanças de tendências da maquiagem nos últimos 100 anos.

Quando a economia vai bem, as mulheres deixam as sobrancelhas mais largas e usam batons de cores fortes. Já quando a economia se ressente, as sobrancelhas afinam e os lábios são pitados com cores pouco vistosas.

Na década dos 50, quando o Japão experimentou um período de rápido crescimento econômico, e no final dos 80, em pleno apogeu da bolha econômica do país asiático, as mulheres japonesas mantinham sobrancelhas grossas e bem escuras e os lábios vermelhos.

Em contrapartida, durante a década dos 70, marcada pela crise do petróleo, e na dos anos 90, após o colapso da bolha imobiliária, as japonesas usavam sobrancelhas finas e batons cor da pele ou bege, ou simplesmente optavam por um brilho labial incolor.

A Shiseido, marca de cosméticos de origem japonesa, chegou a essas conclusões em um estudo que analisou as tendências em maquiagem do último século.

"As mulheres são sensíveis à atmosfera dos tempos. Quando a sociedade está de bom humor, preferem usar maquiagem brilhante e viva. Quando a sociedade está de mau humor, tendem a usar produtos mais simples e com pouca cor", afirma a design de cabelo e maquiagem da marca, Setsuko Suzuki.

A maquiagem das mulheres japonesas evoluiu notavelmente. Da distante década de 20, quando buscavam se aproximar das glamorosas atrizes ocidentais, passando pela sobriedade dos anos 50 no pós-guerra, até o colorido estilo hippie dos anos 70, as mulheres do Japão estamparam em seus rostos o passar do tempo.

Do final de 2012 até agora, o país aprecia uma tendência crescente a utilizar batom em tons mais vivos, diz Setsuko, que se mostra otimista rumo ao futuro.