IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

"Crucificados" em frente à embaixada do Brasil em Assunção encerram protesto

28/01/2015 21h41

Assunção, 28 jan (EFE).- Os cinco ex-funcionários paraguaios da represa de Itaipu que permanecem há semanas cravados em cruzes em frente à embaixada do Brasil em Assunção terminarão amanhã seu protesto após receber nesta quarta-feira uma proposta de diálogo do governo sobre suas exigências, informou à Agência Efe um de seus porta-vozes.

"Recebemos um documento do Ministério do Trabalho pelo qual se compromete a estabelecer uma mesa de diálogo que chegará até o presidente da República. Em assembleia, decidimos suspender amanhã o protesto", disse Carlos González, porta-voz da Coordenadora de Ex-Trabalhadores de Itaipu e Contratistas.

González acrescentou que os "crucificados" serão retirados das cruzes sobre as quais permanecem deitados e também será desmantelado o acampamento que durante meses abrigou centenas de ex-funcionários da represa.

Os ex-trabalhadores da hidrelétrica decidiram levar adiante esse tipo extremo de protesto em reivindicação pelo pagamento dos direitos trabalhistas retroativos que garantem que devem receber da represa, compartilhada entre Paraguai e Brasil.

Os primeiros a ser "crucificados" foram Roque Samudio, Roberto González e Gerardo Orué, que hoje completaram 43 dias nessa posição.

Semanas mais tarde se uniu a eles Rosa Cáceres, esposa e mãe de dois ex-funcionários de Itaipu, e Pablo Garcete.

O início de acordo acontece um dia depois que os cinco marcharam pelas ruas de Assunção para pressionar às autoridades. Na tarde desta quarta, eles voltaram à frente da embaixada brasileira e foram de novo cravados em suas cruzes.