IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Atividade manufatureira da China se contrai pela 1ª vez desde 2012

01/02/2015 02h50

Pequim, 1 fev (EFE).- A atividade manufatureira da China, segunda maior economia mundial, se contraiu em janeiro, a primeira vez que cai abaixo da barreira dos 50 pontos desde outubro de 2012, o que eleva a pressão em baixa sobre a economia do gigante asiático.

Segundo dados publicados neste domingo pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China, o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês), indicador da atividade da indústria, ficou em 49,8 pontos em janeiro, 0,3 abaixo do registrado em dezembro.

O organismo estatístico chinês divulgou hoje também os números do PMI do setor não manufatureiro (indicador da atividade do setor serviços e da construção), que caiu em relação a dezembro, ao ficar em 53,7 pontos abaixo dos 54,1 do mês anterior.

A redução da indústria chinesa acontece após cinco meses de queda, embora sem cair nunca do limite dos 50 pontos, que indica contração.

Zhao Qinghe, estadista do organismo que publicou os dados, atribuiu a queda às próximas férias do Festival da Primavera - o Ano novo chinês, que será realizada em meados de fevereiro - e a fatores "de temporada" já que, lembrou, a atividade sempre baixa neste momento do ano.

A redução dos produtos básicos e a frágil demanda do mercado também contribuíram para a queda, acrescentou Zhao.

O PMI do setor manufatureiro é o resultado das pesquisas mensais feitas em uma amostra de 3.000 empresas de 31 categorias industriais diferentes às quais se pergunta, entre outros, sobre sua produção, novos pedidos, exportações, emprego e expectativas de negócio.

Quanto ao tamanho das companhias pesquisadas, o PMI das grandes empresas ficou em 50,3 pontos em janeiro, abaixo dos 51,4 de dezembro, embora se mantendo em expansão.

As empresas de tamanho médio avançaram para 49,9 pontos em janeiro, 1,2 mais que no mês anterior, mas continuando em um período de contração.

As pequenas, por sua vez, mostraram uma leve recuperação ao ficar em 46,4 pontos, acima dos 45,5 de dezembro, segundo a fonte oficial.

Os dados da indústria chinesa acrescentam mais pressão sobre a desacelerada segunda maior economia mundial, que cresceu 7,4% em 2014, o menor aumento em 24 anos, abaixo do objetivo das autoridades.

Apesar destes dados, o governo chinês tenta dissipar as preocupações sobre "uma freada forte brusca" de sua economia e assegura que agora o importante é a criação de emprego e não o crescimento com duplos dígitos.