IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão Europeia diz que lista grega é "suficientemente completa"

24/02/2015 07h45

Bruxelas, 24 fev (EFE).- A Comissão Europeia recebeu a lista oficial de reformas por meio da qual o governo do esquerdista Alexis Tsipras quer convencer os credores internacionais a entregaram para a Grécia a ajuda financeira pendente, e afirmou que ela é "suficientemente completa".

"Na opinião da Comissão, a lista é suficientemente completa para ser um ponto de partida válido para uma conclusão satisfatória da revisão, como pediu o Eurogrupo em seu último encontro", afirmou para a Agência Efe uma fonte da Comissão Europeia.

O Executivo europeu assegurou estar "especialmente encorajado pelo forte compromisso de lutar contra a evasão fiscal e a corrupção", segundo acrescentou a fonte.

Esta primeira lista de reformas terá que ser analisada para se chegar a um acordo antes do final de abril, segundo declaração do Eurogrupo feita na semana passada.

"A aplicação decidida e rápida de todos os compromissos de reforma será a chave para uma bem-sucedida conclusão da revisão", ressaltou a fonte.

A lista foi enviada por volta da meia-noite pelo ministro grego de Finanças, Yanis Varoufakis, ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e a representantes da antiga troika (Executivo comunitário, Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional).

A proposta de reformas chega após intensos contatos entre Atenas e Bruxelas durante o fim de semana, o que a Comissão qualificou de "intercâmbios construtivos".

A entrega da lista era um passo necessário para o Eurogrupo autorizar definitivamente a prorrogação por quatro meses da assistência financeira à Grécia e para que os parlamentos nacionais possam iniciar o processo para aprovar a medida.