IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo argentino analisa de perto desvalorização do real no Brasil

06/03/2015 11h40

Buenos Aires, 6 mar (EFE).- O chefe de Gabinete argentino, Aníbal Fernández, assegurou nesta sexta-feira que a desvalorização do real no Brasil é um tema que "não se perde de vista" nas decisões econômicas do governo de Cristina Kirchner.

O chefe de Gabinete afirmou que o governo argentino seguirá de perto o comportamento da moeda brasileira, que nesta quinta-feira se desvalorizou frente ao dólar e atingiu a marca de R$ 3, o maior valor para a moeda americana no país desde 16 de agosto de 2004.

"Nós tomaremos as devidas precauções porque sempre nesta discussão de mercados comuns é preciso analisar uma situação que envolve a todos", sustentou Aníbal Fernández em um diálogo com a imprensa.

A Argentina é o terceiro parceiro comercial do Brasil atrás somente da China e dos Estados Unidos, além de ser o principal aliado dentro do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O chefe de ministros argentino disse também que a evolução da moeda brasileira "não é um tema que é manejado superficialmente e que tem seu peso na hora de tomar decisões econômicas" na Argentina.

"É preciso ir observando e o Ministério da Economia seguramente, como o Banco Central, estarão tomando decisões a respeito", concluiu o ministro.