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Vendas de automóveis no Brasil acumulam queda de 17,02% em 2015

01/04/2015 21h50

Rio de Janeiro, 1 abr (EFE).- Ao todo, 674.422 veículos foram vendidos no Brasil nos três primeiros meses do ano, o que representa uma queda de 17,02% em comparação com o primeiro trimestre de 2014 (812.711), segundo informou nesta quarta-feira a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

As vendas de automóveis, utilitários, ônibus e caminhões, que a entidade mede pelo total de placas expedidas, vêm caindo no país desde que o governo suspendeu os descontos fiscais que concedia ao setor.

A Fenabrave também atribuiu a queda das vendas às próprias dificuldades da economia brasileira, que no ano passado cresceu apenas 0,1% e que pode sofrer uma contração de até 1% em 2015, segundo as últimas projeções, assim como às restrições ao crédito para o consumidor e ao aumento das taxas de juros.

Se forem levados em conta apenas os automóveis particulares, as vendas acumulam uma queda de 15,96% neste ano, de 648.553 unidades no primeiro trimestre de 2014 para 545.880 entre janeiro e março de 2015.

Apenas em março, as vendas de veículos ficaram em 234.681 unidades, com uma queda de 2,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado (240.793) e um aumento de 26,21% em relação a fevereiro, embora esse último mês tenha menos dias úteis.

Os fabricantes anunciaram férias coletivas e reduções de turnos para diminuir os estoques e adequar a produção à queda da demanda.

Na segunda-feira, a Volkswagen anunciou que concederá férias coletivas de três semanas a 4.200 de seus 5.000 empregados em Taubaté, a segunda maior fábrica da empresa no Brasil, de modo a ajustar a produção.

O setor automotivo enfrenta uma grave crise como consequência da forte queda da demanda interna e das exportações, principalmente para a Argentina.

A queda da demanda, com uma redução de 7,5% das vendas internas no ano passado e de 40% nas exportações, obrigou os fabricantes a reduzirem a produção em 15% em 2014.