IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lagarde e Varoufakis concordam em que "incerteza" atual não ajuda a Grécia

05/04/2015 22h37

Washington, 5 abr (EFE).- A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, concrodaram neste domingo em que a "incerteza" atual não ajuda a Grécia e destacaram seu compromisso de manter uma "cooperação efetiva", segundo informou o órgão em comunicado.

Em comunicado, o FMI disse, além disso, que Lagarde recebeu a "confirmação" do ministro de que o pagamento pendente de 450 milhões de euros do crédito outorgado pelo organismo à Grécia será feito no dia 9 de abril.

Neste sábado o vice-ministro grego de Finanças, Dimitris Mardas, já tinha assinalado que há dinheiro suficiente para fazer o pagamento, assim como o de salários, pensões e outros compromissos ao longo da semana.

A ordem de pagamento acontecerá na quarta-feira e a transferência será efetuada um dia depois, disse Mardas em entrevista à rede de televisão privada "Mega".

A reunião deste domingo entre Lagarde e Varoufakis, qualificada de "encontro informal" por ambas as partes, se centrou em analisar o programa de reformas grego.

No comunicado, Lagarde sustentou que reiterou a Varoufakis o "compromisso" do FMI de trabalhar junto às autoridades gregas para que o país europeu "volte a um caminho sustentável de crescimento e emprego".

Além disso, a diretora do FMI afirmou que as conversas em Atenas e com as equipes enviadas a Bruxelas sobre o resgate grego serão retomadas "imediatamente nesta segunda-feira".

No total, o Estado grego tem que pagar este mês 650 milhões de euros em obrigações exteriores - os 450 milhões ao FMI e outros 200 milhões em pagamentos de juros da dívida -, e além disso deve substituir 2,4 bilhões de euros nas Letras do Tesouro que vencem em abril.

O governo grego espera que a aplicação das novas reformas apresentadas aos parceiros do Grupo de Bruxelas permita arrecadar este ano até 6,1 bilhões de euros adicionais, no melhor dos cenários.

O Executivo de Alexis Tsipras acredita que, ao longo da próxima semana, se possa avançar na negociação com os parceiros do Grupo de Bruxelas.