IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Democratizar acesso ao vinho no Brasil é eixo da maior feira latino-americana

22/04/2015 20h00

São Paulo, 22 abr (EFE).- Democratizar o acesso ao vinho para o mercado de massas brasileiro é um dos principais objetivos do setor vinícola na 19ª edição da feira ExpoVinis Brasil, a maior do setor na América Latina, que começou nesta quarta-feira em São Paulo.

"Gostaríamos de receber um tratamento diferente das autoridades para que o vinho possa ser realmente democratizado no Brasil e não ser quase que somente identificado com as classes altas, para quebrar as barreiras culturais", disse à Agência Efe a gerente de organização da ExpoVinis Brasil 2015, Ana Ishida.

O brasileiro consome apenas 5% do vinho de seus países vizinhos, somente 2,2 litros per capita anuais, volume que dobrou na última década, indicou Ishida.

A carga tributária brasileira, de acordo com Ishida e produtores de Espanha, Portugal, Chile, Argentina e França, é apontada como um dos principais problemas para introduzir o vinho em grande escala no Brasil, apesar de ser consumido anualmente por 30 milhões de pessoas, quase um sétimo da população.

A tarifa de importação do vinho é de 86%, enquanto o produtor brasileiro paga uma taxa de 68%.

O Chile domina 40% do mercado nacional, e é seguido por Portugal e Argentina.

A feira, que vai até sexta-feira, espera receber mais de 10 mil visitantes, e oferece seis mil rótulos de vinhos de Espanha, Chile, Argentina, Brasil, África do Sul, Alemanha, Austrália e Estados Unidos.

Um dos expositores com maior presença nos supermercados populares do Brasil é a adega RPB, que conseguiu introduzir o malbec em pequenas cidades e mostrou na feira sua marca Ricordi.

Quem está na feira querendo conquistar o público brasileiro é a espanhola Pago Casa del Blanco, de Castilla La Mancha, que apresentou os vinhos Quixote, D-Mente e "Veo-Veo".

"Nosso vinho é totalmente artesanal e acreditamos que pode atrair novos públicos, como o brasileiro, visualmente e por sua qualidade", comentou o enólogo Joaquín Sánchez.

Chilcas, uma vinícola chilena, apresentou o carmenere Las Almas, enquanto um dos espumantes mas cotados da mostra foi o português Terras do Demo, da cooperativa Tavora, inspirada no escritor Aquilino Ribeiro.

Pelo lado italiano, era muito procurado o Chianti e pelo francês o Bordeaux.

Entre os brasileiros, se destacaram os espumantes do Rio Grande do Sul, principalmente a adega Salton, além da Rio Sol.

A Rio Sol, do enólogo português João Santos, foi uma das empresas que mais chamou a atenção dos visitantes estrangeiros, por ser um vinho brasileiro de altíssima qualidade, produzido em Petrolina, no interior de Pernambuco, no paralelo 8, com calor todo o ano e sistema de irrigação israelense.

O júri da ExpoVinis, presidido pelo especialista brasileiro Jorge Lucki elegeu os ganhadores do "Top Ten ExpoVinis 2015". Na categoria dos europeus venceram o tinto italiano Sírio Rosso IGT 2007 e o Pera Grave reserva Tinto 2011 de Portugal.

O branco importado vencedor foi o chileno Casas del Toqui Terror Selection Sauvignon Blanc Grande Reserva 2014 e o argentino Renacer Malbec 2011 foi eleito o melhor tinto fora da Europa.

Entre os brasileiros, o espumante Aracuri Brut Chardonnay 2013 foi eleito o melhor em sua categoria, assim como o branco Vigneto, da vinícola Pericó e o tinto Valmarino Cabernet Franc Ano XVIII.