IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Samper pede que América do Sul perca "o medo da iniciativa privada"

14/05/2015 13h27

São Paulo, 14 mai (EFE).- O secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, defendeu nesta quinta-feira em São Paulo a necessidade "da América Latina perder o medo da iniciativa privada", assim como de "reindustrializar esta região".

Samper, que conclui nesta quinta-feira uma visita de quatro dias ao Brasil, defendeu um maior aproximação às empresas privadas no pronunciamento que fez no seminário 'Integração da infraestrutura na América do Sul', organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a maior patronal do país.

Segundo o secretário, "os empresários (sul-americanos) devem começar a pensar macro, para não crer que seu mundo está isolado" e "os governos devem começar a pensar micro para entender que por trás de cada um dos projetos há empresários que têm suas próprias necessidades".

Uma transformação econômica que, para Samper, deve estar acompanhada de uma reindustrialização da região, já que, -disse- "o maior pecado que cometemos nos últimos 20 anos na América do Sul foi ter abandonado o desenvolvimento industrial".

O ex-presidente colombiano defendeu uma expansão do comércio interno "deixando de lado as tarifas e os impedimentos burocráticos" e insistiu que "é preciso encontrar uma nova reformulação produtiva, um modelo regional de desenvolvimento e criar novas cadeias de valor".

Mas ao mesmo tempo, Samper insistiu em "buscar países com níveis semelhantes de desenvolvimento para fazer alianças estratégicas" que permitam diversificar as fontes de financiamento para os projetos de infraestrutura que a América do Sul necessita para fortalecer sua integração.

O secretário da Unasul citou como essas possíveis fontes o recém criado banco de desenvolvimento dos Brics (o fórum integrado pelo Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) ou o "novo banco da China", o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (BAII). EFE

ag/ff

(foto)