IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia dos EUA se contrai 0,7% no 1º trimestre do ano

29/05/2015 10h46

Washington, 29 mai (EFE).- A economia dos Estados Unidos se contraiu a um ritmo anual de 0,7% no primeiro trimestre do ano, em comparação com a alta de 0,2% calculada inicialmente, informou nesta sexta-feira o Departamento de Comércio do país.

Os analistas já tinham antecipado que o segundo cálculo do governo sobre o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e março seria negativo.

A queda do crescimento no primeiro trimestre é a primeira desde a registrada entre janeiro e março de 2014, quando o PIB caiu 2,1% por causa do inverno rigoroso em boa parte do país.

Segundo o relatório do governo, esta nova queda do PIB aconteceu também por causa da desaceleração da despesa dos consumidores, que equivale a mais de dois terços da atividade econômica de país, e a um déficit comercial maior que o esperado.

Entre janeiro e março a despesa dos consumidores cresceu a um ritmo de 1,8%, só um décimo menos que o primeiro cálculo (1,9%), mas bastante longe do avanço de 4,4% registrado no trimestre anterior.

Além disso, a força do dólar fez com que as exportações americanas caíssem 7,6% no primeiro trimestre, enquanto as importações aumentaram 5,6%, o que elevou o tamanho do déficit comercial do país.

Também houve no primeiro trimestre uma redução significativa dos investimentos das companhias energéticas em atividades de exploração, produto da forte queda dos preços do petróleo durante o ano passado.

A economia americana fechou 2014 com um crescimento de 2,2%, após ter experimentado entre abril e setembro seu maior semestre de expansão desde meados de 2003.

Após a contração do PIB entre janeiro e março, os especialistas preveem uma recuperação e um crescimento econômico de cerca de 2% para o segundo trimestre do ano.