IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia encolhe 0,2% no 1º trimestre

29/05/2015 10h11

São Paulo, 29 mai (EFE).- A economia brasileira se contraiu 0,2% nos três primeiros meses do ano em relação ao último trimestre de 2014, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A redução do PIB de janeiro a março foi de 1,6% se comparada com os três primeiros meses de 2014, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses caiu 0,9%, de acordo com o IBGE.

A desaceleração da economia nos primeiros três meses do ano com relação ao último trimestre de 2014 foi motivada em grande parte pela contração da atividade industrial (-0,3%) e do setor de serviços (-0,7%).

O órgão também calculou uma queda de 1,5% no consumo das famílias, que era até há poucos meses o principal motor da economia.

O consumo vem caindo prejudicado nos últimos meses pelo aumento da inflação, pela restrição do acesso ao crédito, pela alta das taxas de juros e pela perda de confiança perante o cenário econômico.

De acordo com o IBGE, a despesa do governo, que anunciou um corte de R$ 69,946 bilhões em seu orçamento deste ano para ajustar suas contas deficitárias, caiu 1,3% no período.

A atividade agropecuária foi a única que conseguiu evitar o vermelho e cresceu 4,7% de janeiro a março.

O resultado do primeiro trimestre confirma as previsões dos analistas, que esperam para este ano uma contração da economia, após a forte desaceleração do ano passado.