IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo anuncia Plano Agrícola no valor de R$ 187,7 milhões

02/06/2015 13h54

Brasília, 2 jun (EFE).- A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira um plano de apoio ao setor agrícola no valor de R$ 187,7 bilhões, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

"Ainda em uma conjuntura de ajustes, foi feito um grande esforço" para "ampliar em 20% os recursos para a próxima colheita", disse a governante ao anunciar o plano de assistência financeira oficial para a atividade agropecuária durante o período de semeadura 2015-2016.

"Estamos fazendo ajustes na economia e na despesa do governo para melhorar as condições para que o país volte a crescer", mas "essa agenda do crescimento" também inclui contemplar o setor agropecuário como "algo estratégico e necessário", declarou.

A agropecuária brasileira foi uma das poucas áreas produtivas do país que cresceram no ano passado, no meio de uma deterioração da economia que se refletiu em um crescimento de apenas 0,1%.

Após esse decepcionante resultado de 2014, as previsões oficiais e dos analistas privados apontam que a economia do país contrairá neste ano em torno de 1,2%, o que obrigou o governo a adotar um severo corte do gasto público e uma série de medidas para aumentar a arrecadação pela via tributária.

Dilma ressaltou a importância do setor agrícola no processo de recuperação econômica e sustentou que o apoio aos produtores do campo será reforçado a curto prazo com um plano de concessões de grandes obras de infraestrutura ao setor privado.

A governante explicou que trata-se da construção e ampliação de estradas, portos e aeroportos, e afirmou que essas obras, com o tempo, permitirão reduzir os custos do transporte desde as zonas rurais até as cidades e terminais portuários.

"Queremos que a produção (agrícola) siga crescendo e abasteça com segurança e preços adequados tanto o mercado interno como o externo", indicou Dilma, que se referiu ao Brasil como "o grande celeiro do mundo".

O plano de financiamento anunciado hoje garante taxas de juros diferenciais para os produtores agrícolas, com especial atenção aos pequenos e médios agricultores.

"Persistimos na estratégia de criar uma classe média rural forte", declarou Dilma, que destacou que o plano para o período 2015-2016 também contempla um tratamento diferencial para aqueles produtores que adotem medidas de cuidado com o meio ambiente.