IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã não assinará nunca acordo nuclear "permanente", afirma negociador

09/06/2015 14h34

Teerã, 9 jun (EFE).- O Irã nunca assinará um acordo nuclear com as potências do Grupo 5+1 que seja "permanente" ou "perpétuo", pois tudo o que é pactuado tem "uma duração específica", afirmou nesta terça-feira o vice-ministro das Relações Exteriores e alto negociador iraniano Abbas Araghchi.

Em declarações recolhidas pela agência oficial iraniana "Irna", Araghchi apontou que "um acordo final, se for alcançado", não terá "um final aberto" e não incluirá em "nenhuma de suas exigências" algo que seja para sempre.

O negociador respondeu assim a declarações do subsecretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que ontem afirmou em um encontro com o Comitê Judeu-Americano em Washington que as obrigações que o Irã adquirirá caso chegue a um acordo "continuarão eternamente".

"Diferentes requisitos do acordo terão diferentes durações, mas alguns -como o compromisso do Irã a cumprir com todas as obrigações do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, a obrigação de não construir armas nucleares e as duras provisões para o acesso a centros nucleares do Protocolo Adicional - continuarão para sempre", afirmou o diplomata americano.

Precisamente amanhã Araghchi viajará junto com o resto da delegação iraniana rumo a Viena para continuar com as negociações para finalizar o texto definitivo de um acordo que ponha final à crise causada pelo programa nuclear iraniano.

Essa será a sétima rodada de negociações desde que em 2 de abril ambos blocos anunciaram ter chegado a um acordo marco sobre o conteúdo final do texto.

Segundo esse pacto, que deve estar pronto antes de 30 de junho, o Irã aceitaria uma notável limitação de seu programa nuclear durante diferentes períodos de entre 10 e 25 anos, em troca do fim das sanções internacionais que pesam sobre o país.