IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reino Unido cresceu acima do estimado em 2014 e PIB fechou subiu 3%

30/06/2015 13h21

Londres, 30 jun (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 3% em 2014, dois décimos a mais do que o estimado inicialmente, e no primeiro trimestre de 2015 cresceu 0,4%, um décimo a mais do que o previsto, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) do Reino Unido nesta terça-feira.

Entre os fatores que favoreceram o crescimento da economia no primeiro trimestre do ano se destacou a elevação de 4,5% na renda das famílias em comparação com o mesmo período do ano anterior, a alta mais pronunciada desde 2001, apontou o relatório.

A revisão para cima dos indicadores macroeconômicos do Reino Unido foi bem recebida pelos analistas. O Banco da Inglaterra havia advertido anteriormente que os números divulgados em maio eram baixos demais.

O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, avaliou hoje o relatório da NOS, que reforça sua posição para a apresentação, no próximo dia 8 de julho, do novo orçamento estatal para 2015-2016.

O Reino Unido elaborou novas contas para cumprir as promessas efetuadas na campanha das eleições gerais de 7 de maio, vencidas com maioria absoluta pelo Partido Conservador do primeiro-ministro, David Cameron.

"Está claro que nosso plano está assentando as bases de uma economia sólida para os trabalhadores, com os três principais setores da economia crescendo durante o ano passado e com um aumento de 30% no investimento empresarial desde o começo dessa última legislatura", disse Osborne.