IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Milhares de franceses expressam seu apoio ao povo grego

02/07/2015 18h22

(Atualiza com número de participantes de Paris).

Paris, 2 jul (EFE).- Milhares de franceses saíram às ruas nesta quinta-feira para expressar seu apoio ao povo grego em diferentes passeatas organizadas em várias cidades, entre elas a capital, Paris, além de Montpellier, Toulouse e Marselha.

A manifestação mais numerosa aconteceu em Paris, onde as ruas foram preenchidas com cartazes com mensagens como "Apoio à Grécia. Mudar a Europa", "Unidos contra a austeridade" e "Eu sou Syriza", em referência ao partido do governo no poder na Grécia.

Entre 3.000 e 5.000 pessoas segundo os observadores, ou cerca de 3.000 segundo fontes da Polícia, participaram da manifestação parisiense.

As marchas de apoio ao povo grego e em defesa da democracia foram convocadas pelo coletivo Avec les Grecs (Com os gregos), vários sindicatos e partidos de esquerda.

Ontem o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, reiterou seu apoio ao 'não' no referendo que convocou para o próximo domingo para que os cidadãos decidam se aceitam ou não a proposta apresentada pelos credores do país.

Tsipras defende que a vitória do 'não' servirá para obter melhores condições nas negociações com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia.