IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia quer construir navios militares em estaleiros da América Latina

03/07/2015 10h48

Moscou, 3 jul (EFE).- A empresa Estaleiros Unidos da Rússia (AUR) mostrou nesta sexta-feira interesse em cooperar com países da América Latina na construção de navios militares em seu território.

"Perante o desejo da maioria dos países da América Latina de desenvolver seus próprios estaleiros, é uma prioridade a cooperação a médio e longo prazos na construção conjunta de embarcações militares no território nacional desses Estados", disse à agência "RIA Novosti" diretor do AUR, Alexei Diki.

Ele acrescentou que a análise do mercado latino-americano indica que praticamente todos os países da região precisam renovar suas forças navais.

Segundo Diki, calcula-se que os ambiciosos planos do Brasil para dotar a Marinha de novas embarcações requeriam investimentos próximos a US$ 10 bilhões para a construção de novos estaleiros.

A AUR, que executa 95% dos contratos brasileiros de construção de novos navios de guerra, foi incluída há um ano na lista americana de empresas russas sancionadas pela atuação de Moscou na crise ucraniana.