IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após fracasso do 'sim', ex-premiê renuncia à liderança da oposição grega

Em Atenas

05/07/2015 19h06

O ex-primeiro-ministro e líder do partido Nova Democracia, Antonis Samaras, renunciou à presidência da legenda após a derrota do "sim" no referendo realizado neste domingo.

"Hoje renuncio à liderança do Nova Democracia e pedi a Evangelos Meimarakis para assumir provisoriamente a presidência", afirmou Samaras, que cedeu assim o cargo ao ex-presidente do parlamento e atual deputado.

Samaras, que estava sob pressão interna desde a derrota nas eleições gerais do país em janeiro, tomou esta decisão após a divulgação de que o "não" venceu com contundência o referendo sobre a proposta de acordo dos credores internacionais da dívida grega.

"O povo decidiu em um referendo de divisão. O governo tem agora a responsabilidade de trazer um acordo que evite que o país afunde. A vitória do 'não' alguns na Europa traduzirão como vontade de sair da zona do euro. Chamo os parceiros a ajudar a Grécia a permanecer no euro", disse Samaras, que tinha pedido apoio ao acordo.

Samaras ressaltou que o importante agora é conseguir um acordo "sustentável".

"Pedimos ao governo para consegui-lo sem demora" e a isolar os que estão a favor da divisão", disse Samaras, acrescentando que todas as decisões difíceis que teve que tomar como primeiro-ministro "foram para evitar algo pior para o país".

"Nossa pátria atravessa momentos críticos, e o Nova Democracia deve desempenhar um papel importante", ressaltou.

Samaras, que foi primeiro-ministro de junho de 2012 a janeiro deste ano, dirigia o partido desde 2010.