IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Varoufakis diz que 'não' grego favorece democracia e justiça social

"A partir de amanhã vamos colaborar com o Banco Central Europeu", disse Varoufakis - John Thys/AFP Photo
"A partir de amanhã vamos colaborar com o Banco Central Europeu", disse Varoufakis Imagem: John Thys/AFP Photo

Em São Paulo*

05/07/2015 17h33

O ministro de finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou que a vitória do 'não' em referendo sobre um pacote de ajuda econômica ao país favorece a democracia e a justiça social e permite que Atenas chame seus parceiros para negociar um acordo justo.

"A partir de amanhã, a Europa, cujo coração está batendo na Grécia hoje, vai começar a curar suas feridas, nossas feridas. Hoje o 'não' é um grande 'sim' para uma Europa democrática", afirmou o ministro.

Varoufakis disse ainda que o governo do país poderá "estender uma mão de cooperação" aos credores e tentar com eles chegar a um "lugar comum". 

"A partir de amanhã vamos colaborar com o Banco Central Europeu (BCE) que manteve uma posição neutra na semana passada e teremos uma atitude positiva em relação à Comissão Europeia", disse em uma declaração pública após a divulgação dos resultados parciais sobre o referendo.

Apesar do tom conciliador, Varoufakis reiterou suas críticas aos credores ao ressaltar que, durante cinco meses, eles rejeitaram todo o debate sobre a austeridade e a dívida.

Cúpula extraordinária na terça

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, pediram a convocação de uma cúpula europeia extraordinária na próxima terça-feira.

Os dois líderes decidiram fazer o pedido após conversarem por telefone hoje, informou um porta-voz do governo alemão. 

* Com agências internacionais