IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Raúl Castro felicita Tsipras e elogia sua "valente política"

06/07/2015 10h17

Havana, 6 jul (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, felicitou o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, pela vitória do "não" no referendo de ontem, um resultado que demonstra o respaldo do povo heleno a sua "valente política", segundo diz em carta publicada nesta segunda-feira na imprensa oficial.

"Este resultado demonstra o apoio majoritário do povo grego à valente política do governo que o senhor preside", indicou Raúl Castro em uma carta dirigida ao "companheiro" Alexis Tsipras, divulgada na manchete do jornal "Granma", órgão oficial do Partido Comunista de Cuba (PCC, único).

Segundo os resultados oficiais do referendo grego, mais de 61% dos eleitores disseram "não" à proposta dos credores e às medidas de austeridade reivindicadas pela União Europeia frente à crise financeira que o país atravessa.

Em suas páginas interiores, o "Granma", o jornal mais importante de Cuba, dedica um artigo ao referendo grego no qual afirma que a "rotunda" vitória do não dá ao governo de Tsipras "um amplo apoio popular e legitimidade para continuar negociando com as instituições europeias e o Fundo Monetário Internacional (FMI).