IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central da China propõe novas medidas para estabilizar bolsas do país

08/07/2015 01h00

Pequim, 8 jul (EFE).- O Banco Popular da China anunciou nesta quarta-feira uma nova série de medidas para dotar de uma maior liquidez a entidade estatal de crédito Corporação de Financiamento da Bolsa de Valores da China (CFS, na sigla em inglês) com o objetivo de estabilizar as bolsas de valores.

Em comunicado, o banco central disse que apoiará o "desenvolvimento estável" das bolsas do país, que perderam quase um terço do valor durante as últimas três semanas e continuam em queda.

As medidas, que incluem emissões de bônus financeiros ou refinanciamento de empréstimos, foram anunciadas pouco depois da abertura dos pregões nas bolsas de Xangai e Shenzhen, nas quais seus índices de referência registraram queda de 6,97% e 4,44%, respectivamente.

Outras instituições chinesas também adotaram iniciativas semelhantes para acalmar os mercados que atravessam um período de volatilidade extrema.

A Comissão Reguladora da Bolsa de Valores da China (CRBV) também anunciou hoje que a CSF, uma entidade de crédito marginal que financia as corretoras no investimento em bolsa, aumentará suas compras de ações de pequenas e médias empresas para aumentar a liquidez do mercado.

Além disso, o órgão seguirá oferecendo "abundante liquidez" às grandes empresas, disse o porta-voz da CRBV, Deng Ge, citado pela agência oficial "Xinhua".

"Esse movimento pretende fazer com que as transações voltem à normalidade depois do pânico dos investidores", explicou.

A Comissão Reguladora do Mercado Assegurador da China também se uniu aos esforços para estabilizar os mercados ao permitir que as seguradoras invistam mais na bolsa. Dessa forma, elas poderão usar comprar até 10% de seus ativos em ações de uma só grande empresa. O máximo permitido até então era de 5%.

As autoridades chinesas já tinham tomado durante o fim de semana uma ampla bateria de medidas, que também incluía apoios de liquidez do banco central a CSF, que acalmaram as bolsas do país na segunda-feira. No entanto, elas voltaram a cair ontem e hoje estão acentuando as perdas.